``Zaire 74``: os momentos mágicos de um concerto mítico
Intitulado “Zaire 74”, o concerto era suposto preceder um combate de boxe entre Mohamed Ali e George Foreman que acabou por ter de ser adiado por este último se ter lesionado.
O concerto e o combate de boxe faziam parte de uma estratégia que pretendia projectar internacionalmente a imagem do Zaire (actual República Democrática do Congo), e de Mobutu, seu presidente, ao mesmo tempo que procurava celebrar o reencontro do país com a sua diáspora.
Embora tenham surgido posteriormente numerosos registos dos concertos, a maior parte deles inicidia sobretudo na participação dos músicos norte-americanos.
James Brown (Soul Power)
Agora, a Wrasse Records acaba de editar um disco que, pela primeira vez, inclui a quase totalidade das actuações dos artistas africanos que estiveram presentes. Entre eles contam-se registos das actuações de Tabu Ley, Abeti Masikini, Franco & l’OK Jazz, Manu Dibango, Miriam Makeba, os Stukas…
A qualidade sonora é excelente, devido ao grande investimento tecnológico que foi feito e ao trabalho meticuloso do produtor Stuart Lewine, que foi apoiado pelo sul-africano Hugh Masekela.
Miriam Makeba (Wrasse Records)
Apesar de tudo, o disco não cobre ainda a totalidade das intervenções feitas naqueles três dias consecutuvos de música nem nos dá a conhecer as prestações integrais daqueles que estão incluídos nesta colectânea. Daí que a grande questão que se coloca, desde já, é: para quando o volume 2 deste histórico “Zaire 74”?