Wind Catcher: sistema eólico flutuante quer contribuir para combater as alterações climáticas
A empresa norueguesa Wind Catching Systems (WCS) desenvolveu um conjunto de turbinas eólicas flutuantes com 324 metros de altura. Designado “Wind Catcher” a estrutura será capaz de gerar energia eléctrica suficiente para abastecer aproximadamente 80 mil residências.
O sistema possui uma grande estrutura com mais de 100 pequenas turbinas montadas uma ao lado da outra e, de acordo com a Wind Catching Systems, o modelo pode gerar cinco vezes mais energia energia anual do que as maiores turbinas individuais do mundo.
Toda a estrutura fica assente sobre uma grande plataforma flutuante que será ancorada ao fundo do mar, usando técnicas de instalação já conhecidas pela indústria de petróleo e gás para construir plataformas em alto mar.
A empresa salienta que seu sistema atende a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU uma vez que tem a ambição de fornecer energia eólica offshore acessível e sustentável; acredita que o uso deste tipo de energia pode ajudar a combater as mudanças climáticas. O modelo é projetado para ter longa vida útil e aposta na reciclabilidade de materiais, além de minimizar o uso de áreas marinhas.