Wikipédia vai ter artigos escritos em língua Emakhuwa do Centro e Norte de Moçambique
A iniciativa Wikipedia Emakhuwa, implementada pela Ethale Publishing, vai colocar uma língua falada por cerca de sete milhões de pessoas em Moçambique – sobretudo nas províncias da Zambézia, Nampula e Cabo Delgado – numa página oficial que já está disponível para consultas na enciclopédia livre. O Emakhuwa, é a principal língua em Moçambique depois do Português.
Esta página resulta do projecto “quem somos” que pretende transformar os africanos de consumidores de conhecimento em produtores do mesmo usando a tecnologia para divulgar a criatividade.
A iniciativa integra os programas da Wiki Africa Education da Moleskine Foundation implementado em vários países africanos como Zimbabwe e África do Sul com suporte da Wikimedia Foundation e da Foundazione Aurora.
Durante os dias 4 e 5 de Setembro, 75 voluntários participaram num programa de treinamento sobre a utilização da Wikipédia – um evento AfroCuration, – momento em que foram publicados os primeiros artigos.
Neste momento já são mais de 100 os artigos disponíveis na enciclopédia livre, criados por pessoas de profissões e ocupações diversificadas: estudantes, professores, profissionais de saúde, agricultura, motoristas e cobradores. Todos estes fazem parte de “uma comunidade de usuários da Wikipédia aqui em Moçambique que agora, torna-se no primeiro País Africano de Língua Oficial Portuguesa com uma comunidade de usuários do Wikipédia”, explicou o coordenador do projecto Jessemusse Cacinda.
De acordo com Jessemusse Cacinda, o conceito desta iniciativa é tornar os africanos em produtores de conteúdos sobre a sua cultura e história. “Disponibilizam conhecimento para as gerações vindouras e deixam uma história escrita na sua passagem pela terra. Mas também temos aqui uma ferramenta onde se pode aceder a informações de utilidade pública na língua mais falada de Moçambique o que pode contribuir para a mudança social. É um projecto de longo alcance, ou seja, revolucionário, como descrito pelos próprios participantes”.
A página da Wikipédia com conteúdos em Emakhuwa já está disponível e o número de usuários tende a subir à medida que vai sendo divulgada, sobretudo em parceria com as universidades.
No geral, neste momento, os conteúdos disponíveis são “identitários”, relacionados com a história de Moçambique: “Construção da nação, Constituição da República de Moçambique, órgãos de soberania, biografia de todos os presidentes da República de Moçambique, Informação sobre literatura moçambicana, biografia de José Craveirinha, Mia Couto, Ungulani Baka Khossa, músicos como Moreira Chonguiça” disse o coordenador do projecto.
Entre os artigos disponíveis estão informações sobre a cultura Macua que pouco existe documentada e no domínio público. Podem destacar-se desde já as biografias de figuras culturais como Zena Bacar, Gimo Mendes, Uarila, Justino Cardoso, Fátima Dias, Lourenço Nabile, assim como de instituições e locais como Ilha de Moçambique, Museu Nacional de Etnologia, Catedral de Nampula e Praia do Wimbe.
“A ideia é, por um lado, ter conhecimento disponível em Emakhuwa e, por outro, ter conhecimento produzido originalmente em Emakhuwa. Este é um ponto de partida, dependendo da quantidade de apoios que tivermos, pretendemos avançar para mais línguas moçambicanas” disse Jessemusse Cacinda.
Texto de Eduardo Quive