``Who Killed Malcolm X?``: série da Netflix investiga o mistério da morte do activista norte-americano
“Who Killed Malcolm X?”, que começou a ser exibido na semana passada na Netflix (e foi produzido também por esta plataforma de streaming), é um documentário que investiga a morte do activista dos direitos civis norte-americano ocorrida, em 1965, no Audubon Ballroom no Harlem, em Nova Iorque. Malcolm X foi, em conjunto com Martin Luther King, uma das maiores figuras da luta pelos direitos civis que marcou a década de 60 nos Estados Unidos.
A emissão do primeiro episódio levou já o Procurador do Distrito de Manhatten a considerar a hipótese de reabrir o “dossier” pois, de acordo com os autores do documentário, os responsáveis pelo assassinato de Malcolm X poderão não ter sido aqueles que foram presos na altura.
Malcolm X
De acordo com a sua investigação, os verdadeiros responsáveis pelo crime poderão ter sido quatro membros da organização “Nation of Islam”. Na época, o actual líder da organização, Louis Farrakhan, chegou a declarar que Malcolm X era “merecedor da morte”.
Apesar de, após a sua morte, terem sido presas e condenadas três pessoas pelo crime, houve sempre quem duvidasse de que estes teriam sido os verdadeiros autores. O documentário revela agora que dois dos acusados não estariam estado sequer na zona do crime nesse dia. Muhammad A. Aziz, um dos três condenados, e que ainda está vivo, é uma das figuras centrais do documentário.