Wecyclers: reciclar lixo de bicicleta em Lagos
Depois de ter passado vários anos nos Estados Unidos, onde se formou no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Bilikiss Adebiyi-Abiola voltou à Nigéria, seu país de origem, determinada em contribuir para a eliminação de um dos grandes flagelos que atinge a grande metrópole que é Lagos: o lixo.
Com efeito, apenas 40% do lixo produzido é recolhido e desse montante apenas 13% é reciclado. Para combater esta realidade, Bilikiss Adebiyi-Abiola fundou a Wecyclers. Usando bicicletas equipadas com um atrelado, a equipa da Wecyclers percorre os bairros mais pobres da cidade recolhendo o lixo directamente das comunidades. O lixo que é passível de ser reciclado é pesado e por cada quilo entregue as famílias recebem “pontos” os quais, depois de um determinado montante, podem ser trocados por diversos bens (alimentos, crédito para o telemóvel, etc.).
Uma vez recolhido o lixo, este é transportado até um centro de processamento e posteriormente reencaminhado para os mercados secundários.“ A Wecyclers dá às comunidades a possibilidade de extrair valor do lixo, ajudando-as a viver melhor e, simultaneamente, permite alimentar a indústria nigeriana da reciclagem, contribuindo para o seu crescimento” – diz Bilikiss Adebiyi-Abiola.
Desde que começou, em 2012, a Wecyclers já tem mais de 5000 famílias registadas na sua base de dados e recolheu, nesse período, mais de 300 mil quilos de lixo. O seu trabalho tem sido amplamente reconhecido internacionalmente e recebeu, recentemente, o apoio do MIT Public Civic Center e da Steve Case Foundation.