Jornalista, fotógrafa e realizadora, Lalage Snow trabalhou como correspondente de guerra em várias zonas do mundo atingidas por conflitos violentos.
Foi durante uma estadia prolongada em Kabul, no Afeganistão, que, ao procurar investigar as estratégias que as pessoas comuns usavam para se abstraír e sobreviver psicologicamente a um quotidiano de horror e destruição, Lalage Snow se apercebeu de como a jardinagem ocupava um lugar central na vida de muitos cidadãos.
Foi assim que nasceu o livro, agora publicado, “War Gardens: A journey through conflict in search of calm”. Em viagens subsequentes, Lalage Snow descobriu que, em muitas outras zonas de conflito, fosse na Ucrânia ou na Palestina, a jardinagem emergia como um denominador comum através do qual as pessoas procuravam encontrar um oásis de paz e de “normalidade”.
Durante sete anos, Lalage Snow fotografou e recolheu as histórias dessas figuras singulares que agora podemos conhecer em “War Gardens”, um livro comovente e que tem sido amplamente elogiado pela crítica internacional.
A estadia de Lalage Snow em Kabul já tinha dado origem a um documentário, transmitido pela BBC, intitulado “The Gardeners of Kabul”.