Para experimentar o frenético ambiente dos mercados entre Maputo (Moçambique) e Praia (Cabo Verde) que são igualmente retratos dos vários mercados africanos, vem o projecto Vocal Streets: Poéticas do quotidiano.
Um projecto sonoro e rítmico, com arranjos visuais que transmitem memória, reformulam rituais, ressignificam o cotidiano e projectam o futuro, sob curadoria do fotógrafo e cineasta caboverdiano César Cardoso, junta o designer de som baseado em Maputo, Cris, o músico versátil Tiago Correia-Paulo, as arquitectas e artistas visuais Maria Chale e Lumina Baptista.
Tido como informais, mas original das culturas locais, os mercados são de uma experiência sensorial única: a agitação das vozes, a música alta, os sons dos televisores e demais aparelhos disputam atenção com o ruído do trânsito. Uma complexa coreografia humana, com vendedores, compradores, motoristas, carregadores, cozinheiros, angariadores de clientes, até mulheres e homens que passam horas fazendo o cabelo e as unhas, caracterizarem o ambiente.
“Os mercados são lugares de poética ilimitada e representam a luta das pessoas todos os dias.” – César Schofield Cardoso