A Conferência Internacional – que marca a abertura do MFF 2019 – vai ter lugar a 10 e 11 de Outubro na Fundação Fernando Leite Couto em Maputo.
A Conferência contará com a presença de vinte oradores de Moçambique, Quénia, África do Sul, Portugal, Reino Unido e EUA.
O objectivo da conferência deste ano do festival MFF é abordar e debater algumas das questões mais prementes relacionadas com os tópicos da identidade e da mobilidade no mundo actual.
Uma atenção especial será dada às tensões resultantes do conflito entre, por um lado, uma narrativa que promove a ideia de uma circulação global de capitais, bens, serviços e pessoas e, por outro lado, a emergência de uma lógica autoritária de securização de fronteiras e condicionamento da mobilidade humana.
Nesta nova configuração, assiste-se, em paralelo, ao ressurgimento de discursos marcados pela defesa de um purismo identitário os quais colidem, frontalmente, com a realidade de um mundo cada vez mais creolizado e definido pela hibridez das identidades.
Os oradores convidados para esta conferência irão abordar estes tópicos a partir de ângulos diversos e numa perspectiva multidisciplinar.
Durante a conferência serão também divulgados os melhores trabalhos realizados no âmbito de duas iniciativas especiais concebidas e organizadas pelo MFF em 2019.
Na primeira dessas iniciativas – SmartFilms – o objectivo foi levar a cabo uma formação em “jornalismo móvel” após a qual os participantes desenvolveram os seus projectos os quais irão agora ser apresentados. Esta iniciativa foi realizada em parceria com a LUSA – Agência de Notícias de Portugal e a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica e teve o apoio da Vodacom.
A segunda iniciativa, desenvolvida em parceria com a plataforma Design Talk, reuniu um conjunto de designers e estudantes de design moçambicanos e teve como objectivo levar a cabo uma acção de formação na perspectiva da criação de uma Identidade Visual para a Cidade de Maputo. Os melhores trabalhos serão também divulgados durante a Conferência.
A Conferência tem entrada livre e gratuita. No entanto, dado o número limitado de lugares é necessário fazer uma pré-inscrição aqui
Veja o programa completo da conferência aqui