UX vence African Entrepreneurship Award
A empresa moçambicana UX Information Technologies é a vencedora, na categoria “Uncharted” (inexplorado), do African Entrepreneurship Award, um dos mais destacados prémios para startups no continente africano, cuja fase final teve lugar em Casablanca, Marrocos, entre os dias 30 de Novembro e 5 de Dezembro.
A UX participou na competição com a aplicação Biscate, que liga trabalhadores do sector informal a clientes através de tecnologias SMS, USSD e Web, lançada em Moçambique há dois meses, numa parceria com a Vodacom.
A competição compreendeu várias etapas, tendo a princípio sido inscritos 8700 empreendedores, com 4000 potenciais projectos. Desses, passaram para a final 37 ideias, a representar 22 países.
Com o prémio, a UX receberá assistência financeira para a expansão do Biscate bem como mentoria para desenvolvimento.
Para Frederico Silva, co-fundador da UX “este prémio é um reconhecimento do potencial do Biscate, ao mesmo tempo que abre possibilidades para o seu fortalecimento e expansão em Moçambique e no continente africano”.
A UX acaba também de ganhar o Prémio Inovação na recente premiacão às 100 melhores PME de Moçambique em 2016, para o qual muito contribuiu o Biscate, agora premiado em Marrocos.
Actualmente, o Biscate conta com mais de 19 000 trabalhadores inscritos e mais de 13 000 clientes, em todo o território nacional.