Universidade nigeriana lança projecto de tradução de textos científicos em línguas indígenas
A universidade está já neste momento a avaliar a possibilidade de alargar este projecto aos dialectos Idoma e Igede. Philip Tachin, Director Executivo da Benue State Universal Basic Education Board, sublinhou na cerimónia que assinalou o arranque deste projecto, que o objectivo é levar um número cada vez maior de estudantes a empenharem-se no estudo das disciplinas das áreas científicas, em especial, na matemática.
As declarações foram feitas na abertura de um workshop, intitulado “Strengthening Mathematics and Science Education’’, especialmente dirigido para a formação de professores. Cerca de 200 docentes irão participar nesta acção de formação estando previstas outras semelhantes, por todo o país, de forma a abranger 1000 docentes neste processo cujo objectivo é reforçar e melhorar o ensino das ciências.
Este anúncio feito por Philip Tachin, coincidiu com a assinatura de um memorando entre as Bibliotecas Nacionais da Noruega e da Nigéria. O objectivo deste acordo é o lançamento de um projecto de digitalização de livros nigerianos pela Biblioteca Nacional da Noruega por forma a que os residentes de nacionalidade nigeriana a viver naquele país nórdico possam ter acesso a obras nas linguas Hausa, Igbo e Yoruba.