Um milhão de dólares para transformar o jornalismo em África

De acordo com Justin Arenstein , director do Code for Africa, “o novo Fundo oferece a pioneiros de media no continente 1 milhão de dólares (USD) em apoio às tecnologias disruptivas ou de inovação digital. O programa de apoio oferece uma combinação de financiamento de lançamento (seed), assistência técnica e orientação de especialistas. Ele é aberto a organizações de media tradicionais e inovadores individuais.
As propostas de projectos que incidam sobre o reforço do envolvimento do público com os media cívicos africanos são de particular interesse, juntamente com modelos melhorados para distribuição de notícias digitais e iniciativas que explorarem novos modelos de receita para contar histórias”.
Segundo Arenstein, “os media africanos estão a fazer experiências com o jornalismo digital mas a situação que enfrentam os principais meios de comunicação, com um mercado em constante agravamento tem, muitas vezes, uma influência paralisante sobre as ideias realmente grandes. O innovateAFRICA destina-se a ajudar as redacções a superar os obstáculos, dando o tipo de apoios que nem as empresas de media nem os doadores tradicionais podem oferecer”.
A data limite para a apresentação de propostas é já no próximo dia 1 de Dezembro. Veja aqui como pode concorrer.