Uk'shona Kwelanga: série dramática sul-africana distribuída apenas via WhatsApp
A forma que assumiu essa campanha foi, porém, de tal modo inovadora que promete abrir um precedente não apenas enquanto estratégia de marketing mas sobretudo pelo facto de ter mostrado como o WhatsApp pode constituir um espaço para muitos outros formatos criativos (e interactivos) não necessariamente ligados a objectivos comerciais.
“Uk’shona Kwelanga” é uma série dramática, escrita por BongiNdaba, uma das mais requisitadas guionistas sul-africanas, conta com a participação de uma série de actores conhecidos no País e está divida em sete capítulos. A história gira em roda de uma família que se vê, subitamente, atingida pela morte de um dos seus membros e tem de se confrontar com os problemas que decorrem da preparação do funeral.
Mas em “Uk’shona Kwelanga”, os utilizadores do WhatsApp não são apenas espectadores passivos, eles podem ir interagindo e comentando as situações vividas pela família “ficcionada” na série. A série produzida para a Salam intercala videos, sms, fotografias, mensagens de voz, etc. tornando “Uk’shona Kwelanga” um verdadeiro “caso de estudo” sobre as possibilidades de encontrar novos formatos narrativos siportados pelas tecnoligas digitais e em rede.