Twiga Foods e as 10 start-ups mais inovadoras de África para a revista ``Fast Company``
A revista norte-americana Fast Company, uma publicação de referência no que toca às áreas da criatividade e inovação, e que lista, anualmente, as 50 empresas mais inovadoras a nível global, publicou também este ano uma outra lista com aquelas que considerou as 10 empresas mais inovadoras de África. A start-up queniana Twiga Foods surge em lugar destacado mas outras start-ups daquele país, como a MPost e a Copia Global, fazem também parte desse ranking.
Criada em 2014, a Twiga Foods nasceu com o objectivo de ligar os pequenos produtores agrícolas aos retalhistas. Através da sua plataforma online, estes últimos podem encomendar directamente produtos como frutas e legumes aos produtores agrícolas. As encomendas são feitas através de uma app e o pagamento por via da plataforma de pagamentos móveis M-Pesa. No ano passado, a Twiga Foods acrescentou ao seu leque de serviços uma componente fintech que permite aos fornecedores acederem a crédito para desenvolverem os seus negócios.
Neste momento, a Twiga Foods liga 13 mil pequenos agricultores a 5 mil retalhistas. O seu crescimento espectacular, ao longo do último ano, permitiu-lhe obter um financiamento de 30 milhões de dólares para expandir a sua actividade não apenas a todo o país (até aqui a sua operação tem estado centrada sobretudo em Nairobi e na região envolvente) mas também além fronteiras. Entre os investidores que trouxeram este aporte à Twiga Foods encontram-se os norte-americanos da Goldman Sachs e a International Finance Corporation.
Da lista da Fast Company fazem ainda parte a mPedigree (Gana), a PiggyWest (Nigeria), a Tizeti (Nigéria), a Tongoro (Senegal), a Lumkani (África do Sul), a Kobo360 (Nigéria) e a 54Gene (Nigéria).