Triptiko: projecto multimedia explora a visão apocalíptica do pintor Hieronymus Bosch
Todos os anos, a Fundação Princesa das Astúrias (Espanha) distingue pessoas, entidades ou organizações, de qualquer parte do mundo, que se tenham notabilizado nas áreas das ciências, humanidades ou da intervenção cívica.
Para a cerimónia de atribuição dos Prémios relativos a 2019 – que se realizou em Outubro passado – a Fundação convidou Stefano Tagliafierro, co-fundador do projecto Karmachina, para conceber um espectáculo em torno da obra do pintor holandês do Hieronymus Bosch.
O resultado foi um concerto multimedia de caracteristicas únicas cuja força principal residiu na animação digital de várias componentes de uma das suas obras mais famosas: o triptico O Jardim das Delícias Terrenas. Com a duração de 30 minutos, o concerto tem música original do Fernweh Trio, uma banda de música electrónica italiana criada em 2015.
Depois de ter produzido um outro projecto notável, Belleza y Locura, Stefano Tagliafierro e a Karmachina confirmam ser um dos colectivos mais interessantes da actualidade na exploração das possibilidades criativas audiovisuais digitais.
A escolha da obra de Hieronymus Bosch deveu-se ao facto do Prémio Princesa das Astúrias para as Humanidades ter sido atribuído ao Museu do Prado.