Trebene: moda, design & ética
Tendo-se distinguido pelo apuro e sofisticação dos seus produtos – lenços e écharpes de caxemira tecidas à mão de acordo com o processo tradicional – a Trebene quis, desde o início, estabelecer a sua base operacional na região que dá o nome ao material que usa nas suas peças.
Todo o processo inicial de tecelagem é feito na região de Caxemira (sendo que cada lenço leva 30 dias a ser feito) mas é na África do Sul (Cidade do Cabo) que se implementa o design e a impressão. O segmento de mercado privilegiado pela Trebene é o do luxo – um dos que mais tem crescido em anos recentes – mas Bushera Bashir considera-se uma “empreendedora social” e isso reflecte-se na abordagem que marca todo o processo de produção de Caxemira à África do Sul.
O posicionamento ético traduz-se de múltiplas formas – do apoio directo às comunidades de onde provém o material às condições de comercialização – e contribui para acrescentar valor à marca funcionando também como um factor de diferenciação. Depois da London Fashion Week, a Trebene vai estar presente na Boutique’s Fair em Singapura e posteriormente na Mercedes Benz Fashion Week na Cidade do Cabo.