``The Whale``: Noruega constrói inovador museu semi-submerso para observar as baleias
Com data de abertura prevista para 2022, o museu “The Whale” é considerado não apenas um projecto inovador do ponto de vista da sua arquitectura e design mas também pelo facto de pretender dar um contributo substantivo à preservação da vida marinha.
Situado em Andenes, na ilha Andøya, no norte da Noruega, o Museu ocupará uma área de 4.500 metros quadrados estando uma parte importante submersa o que permitirá aos visitantes a obervação da vida marinha e, em particular, acompanhar a migração anual das baleias-anãs.
O museu foi projectado pelo estúdio dinamarquês Dorte Mandrup por forma a estar “embutido” na paisagem costeira de Andenes, considerado um dos melhores lugares do mundo para ver baleias e que recebe, anualmente, a visita de cerca de 50 mil pessoas.
O telhado do museu será coberto por pedra e musgo, para uma melhor camuflagem do espaço. Com paredes de vidro, a arquitectura do espaço irá oferecer uma vista panorâmica para o oceano e para a paisagem natural da ilha. “The Whale” terá também um café, uma loja, escritórios e várias exposições cientificas e artísticas relacionadas com baleias.
Para mais informação ver aqui.