``The Pandemic Reporting Project``: colectivo de mulheres jornalistas africanas desenvolve projecto inovador
A pandemia teve um efeito disruptor dramático em todas as sociedades. A paralisia ou o abrandamento da actividade em muitos sectores aumentou a precaridade laboral ou deixou mesmo muitos profissionais sem trabalho. O sector da comunicação foi um dos mais afectados no continente africano.
Mas um colectivo de mulheres jornalistas de cinco países (Quénia, Gana, Nigéria, Uganda e Tanzânia) conseguiram, como o apoio do programa Africa Women Journalism Project (AWJP), continuar a desenvolver a sua actividade e a reportar muitas histórias que, de outra forma, não teriam chegado ao conhecimento público.
Catherine Gicheru, responsável do “The Pandemic Reporting Project”
Assim nasceu “The Pandemic Reporting Project”, o qual envolveu 18 mulheres jornalistas, dos cinco países acima referidos, e que se traduziu num conjunto de reportagens que abordaram uma multiplicidade de temas e cujo foco incidiu, em particular, na situação das comunidades mais desfavorecidas.
Pode ver e ler as histórias aqui. O programa Africa Women Journalism Project foi concebido e é dirigido pela queniana Catherine Gicheru. Aqui, Catherine Gicheru fala sobre o projecto “The Pandemic Reporting Project”