“The Lost Chapter, Nampula, 1963” : a fotografia de Délio Jasse em destaque na ``Aperture``
É um levantamento tão exaustivo quanto possível sobre as Bienais e os diversos eventos e iniciativas (workshops, galerias, etc.) que marcaram este último quarto de século.
Mas “Platform Africa” permite também lançar um olhar sobre as novas gerações de fotógrafos que se têm destacado sobretudo em espaços como a Bienal de Bamako, no Mali, ou o Addis Foto Fest, na Etiópia.
Para este número especial, a “Aperture” convidou, como curadores, Bisi Silva, fundadora e directora artística do Centre for Contemporary Art, de Lagos (Nigéria), John Fleetwood, ex-coordenador do Market Photo Workshop, de Joanesburgo e actual director do projecto Photo:, e Aïcha Diallo, editora da revista “Contemporary And”.
“The Lost Chapter, Nampula 1963” (2016)
Entre os muitos artigos e entrevistas que valeria a pena destacar, cabe uma referência especial à apresentação do trabalho do fotógrafo de origem angolana Délio Jasse. Os seus projectos têm sido amplamente referenciados, em termos internacionais, e este destaque dado pela “Aperture” é mais um sinal do reconhecimento da sua singularidade da sua obra.
“Cidade em Movimento” (2016) /Tiwani Contemporary
Para além do texto incluído em “Platform Africa”, vale a pena também ler a entrevista publicada pela “Contemporary And” na qual Paula Nascimento conversa com Délio Jasse tomando como ponto de partida a série “The Lost Chapter, Nampula, 1963” (2016). Em complemento, pode ler ainda o depoiamento de Délio Jasse ao blog “Café dos Artistas”.
“Pontus” (2011)