``The Future We Choose``: livro descreve como a ``catástrofe climática`` vai afectar a vida no Planeta em 2050
Escrito por Christiana Figueres e Tom Rivett-Carnac, duas das personalidades que estiveram directamente envolvidas no Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas, em 2015, “The Future We Choose: Surviving the Climate Crisis”, livro que acaba de ser publicado, é um alerta poderoso sobre como será a vida no Planeta nas próximas décadas se nenhuma acção decisiva e radical fôr tomada entretanto.
O livro traça dois cenários: um, no qual a humanidade, perante o abismo em que já hoje se encontra, decide enfrentar corajosamente a situação e consegue mitigar os efeitos da mudança climática em curso e desenvolver formas inteligentes de adaptação às alterações ocorridas; o outro, descreve o inferno permanente que será a vida quotidiana no Planeta se nada fôr feito para evitar a catástrofe.
A forma precisa, detalhada e dramática como retrata as condições de vida no Planeta num cenário de “catástrofe climática” faz de “The Future We Choose” um dos livros mais importantes da última década.
Do ar irrespirável ao calor sufocante, da multiplicação de furacões e tempestades tropicais à devastação das florestas e aquecimento dos oceanos, das inundações das cidades costeiras à contaminação das águas potáveis por via do constante colapso de infraestruturas vitais, da migração contínua de milhões de pessoas em busca de alimento, em consequência de secas prolongadas e rupturas nos sistemas de abastecimento, à proliferação incontrolada de doenças devido à desregulação dos ecosistemas…o cenário traçado em “The Future We Choose” poderia pertencer a uma qualquer “ficção distópica” em forma de livro ou filme. Mas não é. É apenas aquilo que os cientistas, de forma unânime, nos vêm alertando há várias décadas.
Pode ler um excerto do livro aqui. E entrevista com Christiana Figueres aqui.