Em 2017, a Rhizome, uma das instituições pioneiras na investigação, documentação e apoio à produção de obras que utilizam os novos meios de expressão electrónicos, lançou o projecto Net Art Anthology.
De acordo com Michael Connor, director artístico da Rhizome, este projecto tem um duplo objectivo: por um lado, preservar as obras de arte digitais que vão sendo produzidas, num arquivo online, por outro lado, contribuir para a sua valorização já que, o chamado “mercado de arte contemporânea” parece continuar a ignorar este tipo de intervenções artísticas.
Na sequência desta iniciativa, a Rhizome produziu também uma exposição – “The Art Happens Here: Net Art’s Archival Poetics” – que inaugurou em Janeiro deste ano no New Museum, em Nova Iorque, e estará patente ao público até 26 de Maio.
A acompanhar a exposição foi editado um livro – “The Art Happens Here: Net Art Anthology” – uma obra preciosa pela forma como documenta a emergência desta forma de experiência artística das origens à actualidade.