``The Agoraphobic Traveller``: fotografar o mundo através do Google Street View
Acontece que as fotografias não foram tiradas por Jacqui Kenny. Esta neo-zelandesa, a viver actualmente em Londres, sofre há muito de agorafobia, uma perturbação que leva a que, quem dela padece, desenvolva, entre outros sintoma, um medo irraconal de espaços abertos e, no limite, a levar uma vida de quase reclusão.
Quando, no ano passado, Jacqui Kenny teve de encerrar a sua empresa, permaneceu longos periodos fechada em casa. Foi durante esse periodo que começou a interessar-se pelo Google Street View: este dispositivo permitia-lhe viajar pelo mundo a partir do seu domicílio.
De início, Jacqui limitava-se a observar, de forma aleatória, os mais diversos recantos do mundo captados pelas câmaras do Google. Porém, a certa altura, começou a interessar-se por determinados de ambientes, paisagens e cores. E ao coleccionar essas imagens apercebeu-se de que estava a desenvolver um certo tipo de “olhar” e de “perspectiva” que davam uma unidade às imagens que, a cada dia, iam engrossando os seus ficheiros.
Foi assim que nasceu o projecto “The Agoraphobic Traveller”, um espaço num Instagram que rapidamente chamou a atenção de publicações tão diversas como a revista “National Geopgraphic”( que lhe fez uma interessante entrevista), a “New Yorker” ou mesmo a BBC. As repercussões que o projecto teve levam-na, neste momento, em desenvolver outras componentes, nomeadamente, o uso dos sistemas de Realidade Virtual (também disponibilizados pelo Google). E, quem, sabe, talvez mesmo a saír de casa e ir viajar pelo muindo.