Uma edição da revista eslovaca Verzia foi publicada em Setembro contemplando a publicação de textos de três autores moçambicanos, nomeadamente, Suleiman Cassamo, Mia Couto e Virgília Ferrão, com contos retirados do livro “Espíritos Quânticos”, editada em Maputo, pelo blogue Diário de Uma Qawi.
A iniciativa, explica o editorial da revista Verzia, visa traduzir textos de “ficção moderna, ou seja, fantasia, ficção científica e horror, da literatura não anglófona” que geralmente se destaca no mercado livreiro da Eslováquia.
Assim, a revista procurou o género fantástico escrito em Português, desde o Brasil, Portugal e, dos países africanos de língua portuguesa a escolha recaiu a Moçambique que, com a iniciativa inédita coordenada pela escritora Virgília Ferrão, publicou o que pode ser considerada primeira antologia no género de ficção fantástica ou especulativa no continente que fala português, pelo menos no entendimento dos editores da publicação eslovaca.
Os textos de cada país são acompanhados por artigos introdutórios sobre a ficção especulativa nesse país, sendo que o ensaio sobre a ficção especulativa produzida nos países africanos de língua portuguesa, foi escrito pelo crítico moçambicano, José dos Remédios e traduzido por Zuzana Greksáková.
A antologia “Espíritos Quânticos – Uma jornada por entre histórias de África em Ficção Especulativa” reúne trinta e uma histórias escritas por igual número de autores de seis países africanos, Moçambique, Angola, África do Sul, Cabo Verde e fui publicada em Moçambique, no primeiro trimestre de 2022. A obra já conta com uma edição em áudio.