Tegan Bristow e o Festival Fak'ugesi no MFF 2017
Criado em 2014, no âmbito do departamento de artes digitais da Universidade de Wits (University of the Witwatersrand), o Festival tem ganho uma importância crescente e é hoje reconhecido internacionalmente como um dos eventos mais influentes no contexto das artes digitais em África.
Festival Fak’ugesi
Na sua apresentação, Tegan Bristow ira abordar a história e evolução do Festival e a sua importância não apenas para a estruturação e desenvolvimento da comunidade artística digital na África do Sul mas sobretudo para a criação de um contexto de reflexão e debate em torno da cultura digital contemporânea.
Tegan Bristow formou-se em Belas Artes mas o seu interesse pelas novas formas de criação digital levou-a a fazer um Mestrado em “Medias Digitais Interactivos” na Universidade de Wits (2007).
A partir de então passou a coordenar vários programas no Departamento de Artes Digitais da Wits School of Arts. A sua tese de doutoramento focou-se nas relações entre a cultura e a tecnologia em África (2012).
Para além da sua actividade docente, Tegan Bristow tem desenvolvido também uma prática artística e de curadoria que se traduziu, nomeadamente, na organização de uma exposição – “Post African Futures”- na Goodman Gallery. Tendo estado ligada, desde o seu início, ao Festival Fak’ugesi é, desde 2016, directora do mesmo.