Tecnologia de realidade aumentada para pessoas com deficiência visual

O projecto de pesquisa “Detecção de Obstáculos em Realidade Aumentada” (ObstAR) visa desenvolver um dispositivo de navegação baseado em Realidade Aumentada que permita que indivíduos com deficiência visual minimizem sua dependência de ferramentas auxiliares convencionais, como bengalas ou assistência de terceiros. 

A iniciativa resulta da colaboração de investigadores da Universidade Politécnica de Hong Kong (PolyU) e da Universidade de Waterloo, que inventaram o dispositivo inovador que utiliza tecnologia de Realidade Aumentada, revolucionando a navegação para pessoas com deficiência visual no seu mundo. Este dispositivo oferece-lhes uma nova sensação de independência e liberdade.

A pesquisa combina um estudo clínico que examina o comportamento de pacientes com deficiência visual e participantes saudáveis ​​ao navegar por obstáculos familiares e desconhecidos, com a implementação prática de um auxílio à navegação construído com óculos AR e um algoritmo de reconhecimento de inteligência artificial.

Para melhorar a capacidade de reconhecer o ambiente e evitar obstáculos, o dispositivo integra um conjunto de algoritmos avançados, incluindo navegação para evitar obstáculos, reconhecimento e segmentação de objetos, reconhecimento de cena, reconhecimento de texto e reconhecimento de gestos. Esta abordagem abrangente visa atender às diversas necessidades de navegação dos pacientes, garantindo uma navegação segura e maior consciência ambiental.

Artigos relacionados

BOLETIM SEMANAL!

Radar

Nossas melhores ideias, novidades, tendências, e pensamentos.

PT / ENG

+