Stusu: o Airbnb para os artistas plásticos que querem viajar pelo mundo
Porém, quando começou a explorar essa possibilidade, descobriu que não era fácil encontrar informação sobre estúdios ou ateliers disponíveis para alugar noutras zonas do mundo. E foi assim que, durante uma conversa com a sua amiga, artista plástica também, Melina Volkmann, decidiram avançar para um projecto que pudesse ser “uma espécie de Airbnb para artistas”.
Daí nasceu um website – Stusu – que se tornou, em menos de dois anos, a principal plataforma mundial para artistas que pretendem sub-alugar os seus ateliers. Mas o website é mais do que uma lista, bem organizada, do que está disponível para alugar em diversos países.
Na verdade, o Stusu é hoje uma “comunidade de artistas”, o que abriu, e muito, o leque da oferta. Por exemplo, é frequente agora estabelecerem-se trocas de estúdios entre artistas que estão interessados em mudar de cidade ou de país durante um determinado período. E a “comunidade” que se tem vindo a desenvolver permite que haja uma partilha vasta de informações de modo a que essas “mudanças”, quando ocorrem, permitam aos novos locatários inserirem-se facilmente no seu novo “habitat”.
Para já, a utilização do Stusu é gratuita mas Half Dereich e Melina Volkmann preparam-se agora para lançar uma campanha de crowdfunding no Kickstarter de modo a angariar fundos no sentido de adoptar um modelo de funcionamento do tipo do Airbnb e conseguir assim ter um modelo de negócio para um projecto que começou apenas por um “desejo de viajar e mudar de ambiente”.