“Franchise Freedom“, a escultura voadora concebida pelos holandeses Lonneke Gordijn e Ralph Nauta, fundadores do “Studio Drift“, teve a sua primeira apresentação pública, em 2017, na feira de arte contemporânea Art Basel Miami Beach.
O impacto suscitado por esta performance suscitou uma avalanche de solicitações, provenientes das mais variadas latitudes, estando previstas apresentações ao longo dos próximos meses. A primeira delas vai ocorrer já no próximo fim de semana em Amsterdão.
A inspiração para “Franchise Freedom” veio da análise do vôo dos estorninhos, dos seus padrões de interacção e da dinâmica entre as suas movimentações individuais e colectivas. O estudo, feito ao longo de vários anos, levou ao desenvolvimento de um algoritmo específico e de um software que, aplicado às três centenas de drones que constituem o projecto “Franchise Freedom”, permite que estes tenham a capacidade de ter comportamentos autónomos.
A apresentação do projecto em Amsterdão vai ser complementada com uma exposição retrospectiva do trabalho do “Studio Drift” intitulada “Coded Nature” no Stedelijk Museum.
Fundado em 2007, o “Studio Drift” é um projecto multidisciplinar que tem vindo a desenvolver, ao longo dos anos, instalações interactivas, objectos, esculturas e filmes cujo traço mais marcante é a exploração da dinâmica de relações entre a Natureza, a Tecnologia e o Homem.
Os seus trabalhos têm sido exibidos em inúmeros museus e feiras de arte (Armory Show, nos Estados Unidos, Dubai Art Fair, World Expo Shangai, Bienal de Veneza, em Itália, etc.) e fazem parte de inúmeras colecções (V&A Museum, Reino Unido, Fundação Louis Vitton, MOMA, Estados Unidos, etc.)