``Storytelling: a arte de saber contar uma história``: workshop de Rui Tenreiro no MFF 2018
“Como reconhecer uma história? O imaginador e o observador reconhecem uma história antes de esta se tornar “realidade”, identificam os seus méritos e exploram como será exposta a uma audiência através de um livro, um desenho, um filme, um artigo ou uma canção” – escreve Rui Tenreiro na nota introdutória a este workshop, que irá ter lugar de 1 a 5 de Outubro, no Espaço Criativo 16Neto, durante o MFF 2018. E acrescenta: “Este workshop terá como foco a criação de histórias em forma visual, para livro ou cinema. Lidará com aspectos como estrutura e enredo, personagens, representação e soluções para uma narrativa visual”.
O moçambicano Rui Tenreiro – cuja formação inclui um diploma em Advertising Art Direction pela AAA School of Advertising (Joanesburgo, África do Sul), um Bacharelato em Ilustração pelo Kent Institute of Art & Design (Reino Unido) e um MFA ( Master of Fine Arts) em Storytelling (Design Gráfico e Ilustração) pela Universidade de Konstfack (Estocolmo, Suécia) – tem vindo a desenvolver uma carreira cujo reconhecimento internacional é consequência da extrema qualidade do seu trabalho.
“Lanterns of Nedzu”
Baseado, desde há alguns anos, em Estocolmo, Rui Tenreiro tem desenvolvido uma actividade prolífica em múltiplas frentes.Desde a autoria de vários livros (como “Lanterns of Nedzu” ou “The Celebration”, traduzido em várias línguas, incluíndo uma versão em português) a ilustrações para revistas e jornais de referência, como a norte-americana “New Yorker” ou o “New York Times”, passando pela realização ou colaboração em inúmeros filmes, Rui Tenreiro tem-se sempre destacado pela sua abordagem original e profundamente autoral.
Ilustração para a revista “New Yorker”
De referir ainda que a sua participação enquanto Director de Arte em “The Tower”, realizado por Mats Grorud, mereceu menções elogiosas em publicações como a “Hollywood Reporter” e a “Vanity Fair” (“The Tower” irá ser exibido durante o MFF 2018).
Para ficar a conhecer o trabalho de Rui Tenreiro veja aqui. Pode inscrever-se no workshop que Rui Tenreiro irá dar no MFF 2018 aqui.