Start-ups tecnológicas do Gana querem levar inovação ao sector agrícola
Menos conhecidos são os projectos inovadores que estão a surgir ligados ao esforço de modernização do sector agrícola. Um dos países em que se tem verificado um aumento muito significativo no número de startups apostadas em mudar o paradigma até agora vigente na agricultura é o Gana.
Um estudo publicado pelo Bristish Council, em 2016, mostra que, desde 2012, o número de empresas tecnológicas que se tem dedidcado ao sector agrícola tem vindo a crescer de forma sustentada e representa hoje 33% do total das empresas analisadas no estudo.
(“True Moringa” produzido pela Moringa Connect)
A revista Quartz publicou, na semana passada, um trabalho em que faz um levantamento de algumas das “histórias de sucesso”, neste domínio, e que vale a pena conhecer. Em destaque estão projectos como a da MoringaConnect – uma start-up criada por Kwami Williams, que em poucos anos tem vindo a mudar, através do seu trabalho com os produtores de moringa, a forma de potenciar o valor económico da planta através da integração vertical de toda a cadeia de valor – ou ainda o projecto Trotro Tractor que permite ligar directamente, através de uma aplicação para telemóvel, os agricultores aos proprietários de tractores.
O que se está a passar no Gana motivou mesmo o African Center for Economic Transformation a lançar um estudo ( em colaboração com Michigan State University, dos EUA) para avaliar as melhores formas de apoiar estes e outros projectos a melhorarem o seu modelo de negócio. A médio prazo, o objectivo é estimular este tipo de iniciativas noutros países do continente.