``Space Craft vs Wire Wars``: exposição de artesanato mecanizado na Fundação Fernando Leite Couto
Na sequência do workshop realizado durante o MFF 2018, inaugura no próximo dia 8 de Dezembro, pelas 16h, na Fundação Fernando Leite Couto, a exposição “Space Craft vs Wire Wars”.
Tendo como fonte de inspiração os filmes da saga “Guerra das Estrelas” (Star Wars), criada por George Lucas, a exposição vai apresentar trabalhos de artesanato feito em arame aos quais foram incorporados mecanismos eletrónicos de muito baixo custo,
As obras foram produzidas ao longo de um workshop do Maputo Fast Forward 2018, organizado em colaboração com o projecto sul-africano African Robots, que juntou artesãos moçambicanos que trabalham com arame.
Os participantes aprenderam, durante o workshop, a incorporar nas suas obras tecnologias electrónicas no sentido de gerar som, luz e movimento.
O projecto African Robots começou em 2013, na África do Sul, com a criação de um protótipo baseado no trabalho do artesão Dube Chipangura, do Zimbabwe. Uma das suas obras, um pássaro em arame, foi objecto de aplicações mecânicas e electrónicas e serviu de ponto de partida para um movimento que tem vindo a ganhar expressão nos últimos anos.
Desde então já se realizaram vários workshops em Cape Town, em Harare (no International Festival of the Arts em 2015), no Rio de Janeiro, em Durban (durante International Symposium of Electronic Arts de 2018) e agora em Maputo durante o MFF 2018.
Trabalhos produzidos pelo projecto African Robots foram já exibidos em Londres (Machines Room), em Toronto (TIFF – Toronto International Film Festival), em Kigali (Museum of Natural History), na Alemanha (Vitra Museum of Contemporary African Art) e no Zimbabwe (National Gallery).