Com abertura prevista para este mês de Março, a “Source Code Gallery”, em Joanesburgo, vai dedicar-se, em exclusivo, ao desenvolvimento e apresentação de obras de arte digital.
A curadoria do espaço vai ser da responsabilidade do Festival Fak’ugesi. Tegan Bristow, directora do Festival e professora no Departamento de Artes Digitais da Wits School of Arts referiu, em declarações ao magazine online Bubblegum Club, que esta é uma iniciativa que tem em vista preencher uma lacuna existente na cidade onde não existe um espaço de características verdadeiramente experimentais dedicado às artes digitais.
Tegan Bristow que, recorde-se, participou enquanto conferencista na edição de 2017 do festival Maputo Fast Forward, anunciou que o programa de abertura da galeria vai apresentar trabalhos da queniana Ng’endo Mukii (que também esteve presente no Maputo Fast Forward de 2017), da etíope Feban Elias e de Kim Yip Tong (Maurícias).
Em destaque neste programa de abertura estará a estreia de Kitwana’s Journey, o mais recente filme de animação de Ng’endo Mukii.