SMARTFILMS: Apresentação de projectos e debate sobre ``jornalismo móvel`` no MFF 2019
O Projecto SMARTFILMS, uma iniciativa do MFF em parceria com a LUSA – Agência de Notícias de Portugal e a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica – e que teve o apoio da Vodacom – vai ser publicamente apresentado durante a Conferência do MFF 2019 que irá ter lugar a 10 e 11 de Outubro na Fundação Fernando Leite Couto em Maputo.
O Projecto SMARTFILMS teve como objectivo levar a cabo uma acção de formação junto de jornalistas e estudantes de jornalismo no sentido de os capacitar no uso de dispositivos móveis (smartphones, tablets) na perspectiva de os habilitar a desenvolver, de forma autónoma, conteúdos digitais multimédia.
Em especial ao longo da última década, os dispositivos móveis e as redes sociais tiveram um impacto assinalável nas formas de produção e distribuição de conteúdos digitais multimédia. Este novo contexto permitiu a emergência de um novo ecossistema de informação e abriu a possibilidade de criação de formatos inovadores de storytelling através da construção de narrativas baseadas no uso de texto, video, ilustração, etc.
Esta mudança de paradigma levou ao surgimento de uma área internacionalmente designada de MOJO (Mobile Journalism) no âmbito da qual se tem assistido a múltiplas iniciativas focadas na formação de recursos humanos, desenvolvimento de projectos e criação de metodologias de produção e distribuição dos novos formatos de “jornalismo móvel”.
O Projecto “SMARTFILMS” enquadra-se neste tipo de iniciativas e tem em vista o desenvolvimento em Moçambique de um ecossistema de “jornalismo
móvel”.
Os participantes neste projecto foram desafiados a realizar uma série de filmes sobre o tema deste ano do festival MFF. Durante a Conferência serão divulgados os melhores trabalhos e haverá uma mesa-redonda de debate com Eduardo Quive – jornalista, escritor e produtor cultural – Luis Fonseca (LUSA) e Leonilde Sanveca (Drectora da da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica Pedagógica).