``Sisters with Transistors``: documentário celebra as pioneiras da música electrónica
Estreado no festival SXSW no final do ano passado, o documentário “Sisters with Transistors”, realizado por Lisa Rovner, é um notável retrato e uma extraordinária celebração das pioneiras da música electrónica contemporânea.
Narrado por Laurie Anderson, o documentário dá a conhecer as histórias (desconhecidas) de mulheres como Clara Rockmore. Na década de 1920, o físico russo Leon Theremin deu a conhecer um instrumento electrónico que podia ser tocado sem qualquer contacto físico, bastando, para obter sons, mexer as mãos sobre as antenas do aparelho. O theremin – como ficou conhecido – poderia ter sido considerado uma “curiosidade” se não fosse Clara Rockmore, uma virtuosa que ajudou a refinar o desenho do instrumento, impressionando, posteriormente, o público com as suas actuações ao vivo.
Tal como Clara Rockmore, muitas outras mulheres, como Daphne Oram ou Laurie Spiegel, desempenharam um papel crucial no desenvolvimento da música electrónica ao longo do século XX.
O documentário, que tem estado a ser exibido em diversos festivais, como o de Sundance, irá estar dísponível em breve nas plataformas de streaming.