Shutterstock compra maior empresa mundial de imagens 3D antecipando o futuro da ``fotografia sem câmaras``
A Shutterstock é reconhecida como sendo um dos maiores e mais importantes bancos de imagens do mundo. A recente aquisição que fez da TurboSquid – actualmente a maior empresa do mercado a desenvolver imagens virtuais e em 3D – indica, segundo alguns analistas, que a decisão do investimento é um sinal claro de que a fotografia “virtual” 3D será a tendência dominante dos próximos anos.
“O crescimento dos conteúdos em 3D, RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual) e o potencial para envolver os consumidores nestas tecnologias disruptivas que estão “em alta”, faz com que a compra da plataforma líder do sector, a TurboSquid, nos permita tornar a distribuição de imagens 3D acessíveis à comunidade de criadores e profissionais de fotografia e marketing da Shutterstock sobretudo para os segmentos da produção de vídeo, jogos, e-commerce” – disse o CEO da Shutterstock, Stan Pavlovsky, no anúncio oficial da compra da TurboSquid.
A TurboSquid especializou-se como desenvolvedora de imagens “fotográficas” tridimensionais. Ou seja, cria imagens que na verdade não existem mas que são hiper-realistas. A sua aquisição pela Shutterstock mostra que em certos segmentos do mercado (sobretudo do publicitário) se caminha, cada vez mais, para a “criação” a partir do zero de fotos de produtos e afins.
Assim, as ferramentas e os arquivos hiper-realistas da TurboSquid, tanto em foto como em vídeo, podem vir a substituir uma boa parcela da criação de conteúdos fotográficos tradicionais.
Entretanto, a Shutterstock anunciou também o lançamento de um novo serviço – The Vault – constituído por uma colecção com mais de 50 milhões de fotos e vídeos os quais oferecem uma crónica abrangente do século 20.