Inaugurado no passado mês de Junho, o Shipwreck Lodge, situado numa extensa área de dunas, deve o seu nome (e o seu design) ao facto de se situar numa zona conhecida como Costa do Esqueleto (Skeleton Coast) onde abundam destroços de embarcações naufragadas.
Na verdade, toda a zona está classificada como parque natural (Skeleton Coast National Park). Como o hotel fica dentro do parque nacional e é, portanto, uma área protegida para várias espécies selvagens, os hóspedes têm a possibilidade de estar perto, por exemplo, de colónias de focas e leões-marinhos. E há, também, claro, visitas organizadas a alguns “cemitérios de navios”.
Concebido pelas arquitectas Nina Maritz e Melanie van der Merwe, o projecto foi desenvolvido na perspectiva de minimizar o seu impacto ambiental. As cabanas foram feitas com materiais reciclados (madeiras, cordas, algodão e linho, nos quartos). E todo o complexo é sustentado por energia solar.
A revista de arquitectura e design “Africanism” considerou o Shipwreck Lodge um dos projectos mais interessantes de 2018.