Nos próximos meses, obras de Ai Weiwei (China), El Anatsui (Gana), Refik Anadol (Turquia) e outros artistas contemporâneos serão exibidas simultaneamente numa dúzia de jardins botânicos em todo o mundo.
São obras de arte de realidade aumentada e fazem parte do projecto “Seeing the Invisible”, uma nova exposição patrocinada pelo Outset Contemporary Art Fund e pelo Jardim Botânico de Jerusalém – um dos locais que receberá a exposição. O projecto inclui ainda o Royal Botanic Garden Edinburgh (Escócia), o Kirstenbosch National Botanical Garden (África do Sul) e a Massachusetts Horticultural Society(EUA).
A mostra, que abrangerá seis países no total, considera ser esta a “primeira exposição desse tipo a ser desenvolvida em colaboração com jardins botânicos de todo o mundo”.
A ideia, segundo Tal Michael Haring, co-curador da exposição, é quebrar “o binário entre o que muitas vezes é considerado “natural” e “digital”.
Muitas das obras em exibição, incluindo peças de Sigalit Landau e Jakob Kudsk Steensen, foram encomendadas especificamente para a mostra; outras, como as de Ori Gersh e Sarah Meyohas, foram adaptados de projectos já existentes.
Pode ver a lista completa dos artistas e dos locais da exposição aqui.