Salvar vidas com um endereço postal digital
Por exemplo, é preciso que uma ambulância chegue rapidamente a casa de uma pessoa em situação critica. Qualquer perda de tempo pode ser fatal. Bastam, por vezes, alguns minutos para traçar um destino: salvar uma vida ou condenar uma pessoa à morte.
Foi precisamente uma situação deste tipo que levou Wes Chege a criar a OkHi, uma start-up em Nairobi (Quénia) que se propôs como objectivo enfrentar este problema. Como? Mapeando através de GPS as múltiplas zonas da cidade que carecem de um endereço físico registado e, simultaneamente, fotografando cada uma das residências existentes nessas áreas.
Esta base de informação passou, entretanto, a estar disponível numa aplicação para telemóvel que permite a qualquer entidade, através de um sistema de assinatura, resolver a “dor de cabeça” de conseguir encontrar em tempo útil o destinatário de um serviço ou de uma encomenda.
O carácter inovador do projecto da OkHi trouxe-lhes não apenas reconhecimento internacional mas também investidores de peso como Patrick Pichette (ex-Google) e a empresa de capital de risco Garage Capital.