O primeiro ministro do Ruanda, Edouard Ngirente, anunciou na passada semana, durante o Africa Investment Forum, que a construção da Cidade da Inovação de Kigali ( Kigali Innovation City) vai arrancar em breve.
O projecto assenta numa parceria entre o Governo do Ruanda e a Africa 50, uma plataforma de investimento criada pelo AfDB (African Development Bank), e ambiciona ser o “Silicon Valley” de África.
Localizada na Zona Económica Especial de Kigali, o projecto da Cidade da Inovação está estimado vir a custar 2 biliões de dólares. O seu espaço irá albergar universidades, empresas de alta tecnologia (tanto ligadas ao sector das tecnologias de informação como às biotecnologias), centros de investigação e ainda uma zona habitacional e comercial.
Edouard Ngirente afirmou, durante a sua intervenção no Africa Investment Forum, que espera que a “Cidade da Inovção” venha a ter um impacto decisivo não apenas no seu país mas em todo o continente. O projecto insere-se no programa do governo ruandês “Vision 2020” e no plano “National Strategy for Transformation 2017-2024” que têm ambos como objectivo dotar o país de uma “economia baseada no conhecimento”, apostando forte na inovação e na investigação científica e tecnológica.