Revista ``O Menelick 2º Ato - Afrobrasilidades & Afins`` ganha prémio internacional
A revista brasileira “O Menelick 2º Ato” foi distinguida, pelo seu carácter único e inovador, pelo Prémio Prince Claus relativo ao ano de 2018. Lançada em 2010, por Nabor Júnior, a revista “O Menelick 2º Ato” é uma plataforma independente que procura dar visibilidade à cultura Afro-Brasileira.
No texto que acompanha a atribuição do prémio refere-se: “A revista retoma aquela que foi a primeira publicação negra no Brasil, chamada “Menelick”, surgida em 1915. Embora menos da metade da população brasileira se identifique como branca e a maioria dos brasileiros seja de ascendência mista, as pessoas de côr quase não têm presença na mídia brasileira. Sendo o único jornal de cultura negra no Brasil, “O Menelick 2º Ato” oferece aos pensadores e artistas afro-brasileiros um espaço para compartilhar as suas perspectivas e para projectar as suas preocupações e a criatividade da comunidade negra contemporânea no Brasil. É uma revista trimestral de vanguarda, sem fins lucrativos, publicada on-line e impressa, distribuída gratuitamente por meio de bibliotecas e eventos culturais, bem como em áreas de conflito de São Paulo. Com a sua cobertura de música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, fotografia, moda, literatura, poesia e formas urbanas populares como palhaçadas e hip-hop, introduz muitos indivíduos e colectivos a um público mais amplo”.
Foram estas características e a extema qualidade dos seus conteúdos que levaram o Prémio prince Claus a distinguir este projecto.