Revista libanesa``Samandal`` ganha prémio no festival de Banda Desenhada de Angoulême
A revista libanesa “Samandal”, que começou a ser publicada, em Beirute, em 2007, tem vindo a afirmar-se, ao longo dos anos, como um dos projectos “alternativos” mais interessantes provenientes do mundo árabe.
Por isso, o Festival de banda desenhada de Angoulême (França), um dos mais importantes do mundo, resolveu agora atribuír-lhe um dos prémios da edição de 2019: o prémio da BD Alternativa.
Este prémio não pretende apenas consagrar a publicação da antologia “Experimentation”, editada recentemente pela “Samandal”, mas destacar a qualidade e a consistência do projecto fundado por Omar Khouri, Hatem Imam, Tarek Nabaa, Fadi Baki e Lena Merhej.
A “Samandal” é publicada trimestralmente e tem procurado, desde o seu início, reflectir não apenas o melting pot cultural que o Libano é (as bandas desenhadas são publicadas tanto em árabe como em francês e inglês) mas manter uma linha editorial pautada pela abertura aos mais diversos tipos de artistas e estilos.
Ao longo dos últimos anos, o seu progressivo reconhecimento internacional tem levado a “Samandal” a publicar trabalhos de artistas da Bélgica, França, Brasil, Bulgária, Sérvia, Canadá e Estados Unidos.
Operando como um “colectivo” de artistas independentes, a “Samandal” tem organizado também inúmeros ateliers criativos e exposições nas quais têm colaborado músicos,fotógrafos, designers, etc.
Pode ver a lista dos premiados em Angoulême aqui.