Retrato da Internet em 2017: o que acontece a cada 60 segundos na rede mundial
Mas o Facebook representa apenas, apesar de tudo, apenas uma pequena parcela, do que acontece na Internet. Por isso, dado o cresecente e contínuo aumento da informação que hoje por ela circula, as estatísticas que vêm sendo produzidas para dar conta da sua evolução – que é vertiginosa – tendem a concentrar-se em períodos cada vez mais curtos.
Realizada por Lori Lewis e Chadd Callahan, a infografia que aqui publicamos faz um ponto de situação sobre o que está a acontecer nos mais diversos domínios: comércio electrónico, correio electrónico, redes sociais, etc. E o modelo escolhido é o de uma infografia que representa o que acontece na internet a cada 60 segundos. A mais recente, relativa à situação no primeiro semestre de 2017 acaba de ser publicada.
O melhor mesmo é ver a infografia mas vale a pena destacar alguns números: a cada 60 segundos são enviados 156 milhões de emails, são vistos 4,1 milhões de videos no You Tube, são feitas 3,5 milhões de pesquisas no Google e verificam-se 900 mil acessos ao Facebook. Basta, portanto, multiplicar estes números por um período de 24h para perceber a dimensão e a escala do fenómeno.
Esta informação é particularmente importante pois reforça a ideia de que vivemos hoje numa “economia da atenção” na qual, para garantir que os “conteúdos” atingem os seus públicos-alvo, eles têm de possuir a relevância e o impacto suficientes para captar a atenção dos utilizadores/consumidores.