Residência criativa New Kids afina-se para surpreender no MFF 2024

A residência criativa New Kids já é um símbolo do conceito Maputo Fast Forward, que demonstra o poder da interdisciplinaridade artística quando se junta ao talento e a irreverência juvenil.

Desde 2022 que New Kids foi criado com a ideia de potencializar o talento de jovens artistas, impulsionar as suas carreiras, através da formação, colaboração e atribuição de ferramentas complementares para a profissionalização e sustentabilidade do trabalho artístico.

Se nas duas edições anteriores – 2022 e 2023 – o projecto consistiu na criação de um musical, neste ano a diversidade do elenco da turma de criativos promete levar a experiência para algo que transcende um género artístico.

Neste ano New Kids integra um designer de softwares (Alcino Chivangue), um actor e encenador (Fernando Maholela), um rapper, compositor e performer (Ismael Camal), um desenhador de luz (Mateus Nhamuche), um assistente de palco (Orlando Intimane), duas actrizes e bailarinas (Samira Massingue e Shanice Barbosa) e uma pianista e cantora (Yasmin Chilundo).

A curadoria cabe a um dos mais conceituados coreógrafos em Moçambique, Panaibra Canda, que se juntou a este projecto no ano passado. Canda conta com mais de 25 anos de carreira nas artes performativas e em 2023 foi referenciado como uma das 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia.

Artigo por

elodie

Setembro 30, 2024

Artigos relacionados

Festivais com um toque africano aqui e ali

 “Corpos Hiperligados: propostas para o Pós-Antropoceno”: compreende o tema do MFF-Festival 2024

Instalações únicas no festival, artistas moçambicanos em destaque

New Narratives: as exposições imersivas entre a história e a tecnologia

MFF transforma edifício comercial em centro de ideias e criatividade

Quando a arte faz barulho em Landerneau:

Exposição junta 25 artistas que desafiam narrativas dos tempos actuais

Projecto de Inteligência Artificial transforma preservação de arte