O Programa do MFF 2018 inclui um número vasto e variado de encontros e debates. Aqui ficam alguns destaques desse programa:
- No âmbito da exposição “Objectos em Trânsito/The Hand that Feeds You”, de João Roxo, que irá decorrer no Camões – Centro Cultural Portugês em Maputo, estão previstos dois debates: o primeiro, a 17 de Outubro, “Memórias do Futuro: o papel das narrativas especulativas e as políticas da representação“, tem a participação de Rui Tenreiro, Russel Hongwane, Tassiana Tomé e Tavares Cebola (moderador); o segundo, a 24 de Outubro, “Realidades Fictícias: escrita criativa e jornalismo investigativo na era da desinformação”, tem a participação de Ana Queiroz, Álvaro Fausto Taruma, Tom Bowker e Rui Trindade (moderador).
- A 16 de Outubro vai ocorrer, no CCMA (Centro Cultural Moçambique-Alemanha) o lançamento da edição especial da revista LITERATAS e a inauguração da exposição comemorativa do seu 6º aniversário. O lançamento desta edição especial – apoiada pelo MFF – marca o início de um extenso programa de encontros e debates promovido pela Literatas.
- A 25 de Outubro vai ter lugar o lançamento da edição especial da revista “DEZAINE” – uma edição apoiada pelo MFF – que será acompanhado por um debate sobre “O Futuro do Design em Moçambique”. O debate conta com a participação de Rui Batista, Lourenço Pinto, João Roxo e Sérgio Langa (moderador). O lançamento e o debate irão decorrer no espaço Orange Corners (na Embaixada da Holanda).
- A 1 de Novembro irá ter lugar o lançamento do livro “Futuros da Mafalala” de Johan Mottelson e Remígio Chilaule, o qual será seguido de um debate com os autores. O lançamento e o debate irão ocorrer na Fundação Fernando Leite Couto.
Pode ver o programa completo dos encontros e debates aqui.