“Quimera”, a instalação concebida por Chris Born, Quito Tembe e Geraldine Darpoux, inaugura a 7 de Novembro no Espaço Criativo 16 Neto (Av. Agostinho Neto, 16) pelas 18h.
Integrada no programa do MFF 2018, esta instalação toma como ponto de partida a vida e o percurso de Jaimito M., guitarrista moçambicano recentemente falecido. Tendo estudado música nos Estados Unidos, Jaimito M. regressou a Moçambique onde, depois de se ter distinguido como um dos músicos contemporâneos mais versáteis, abandonou tudo para se dedicar a uma “escrita de rua” que se traduziu na colocação regular de cartazes no Jardim Tunduru, em Maputo.
O projecto de instalação “Quimera” surgiu das conversas havidas entre pessoas de várias disciplinas interessadas em reflectir sobre as possíveis intersecções criativas entre a área do som, da luz e do movimento. Considerada como um work in progress, esta instalação – que combina dança, som, luz, arte digital e street art – convida os visitantes a explorar um espaço imersivo que funciona como um “desafio aos sentidos e aos modos de percepção”.
Dadas as suas caracteristicas específicas, apenas um pequeno grupo de pessoas (5) poderá aceder, de cada vez, ao interior da instalação.
“Quimera” irá ocupar do Espaço Criativo 16 Neto somente durante 4 dias (encerra a 10 de Novembro).