Queniano Roy Allela inventa luva que transforma a linguagem gestual de sinais em sons
Depois de ter ganho o prémio da American Society of Mechanical Engineers Innovation Showcase (ISHOW), o engenheiro e programador de software queniano Roy Allela acaba de ser nomeado para o Africa Prize for Engineering 2019 pelo trabalho que desenvolveu na concepção de uma luva que permite transformar a linguagem gestual de sinais em sons.
O ponto de partida para esta invenção de Roy Allela residiu no facto de ter uma sobrinha surda com a qual tinha grandes dificuldades de comunicação. A sobrinha tinha, como acontece com muitos surdos, a capacidade de entender o que Allele lhe dizia através da “leitura” dos seus lábios, mas o engenheiro quenianio sentia-se frustrado com a sua incapacidade em comunicar fluentemente com a sobrinha.
Foi neste contexto que nasceu o projecto Sign-IO. Trata-se uma luva “inteligente” com a capacidade de converter, em tempo real, os movimentos das mãos usados na linguagem gestual num formato áudio que permite a quem não conhece a linguagem gestual ouvir o que a outra pessoa está a dizer.
As luvas estão equipadas com sensores que detectam o movimento de cada dedo e transmite o conjunto dos movimentos, via bluetooth, a um smartphone que dá depois “voz” ao que está a ser “dito”.
Roy Allela começou por testar o Sign-IO numa escola numa zona rural do Quénia apenas frequentada por crianças com este tipo de problema e os resultados encorajaram-no a aperfeiçoar o protótipo que poderá num futuro próximo vir a ser comercializado.