Quando os desenhos animados inspiram a exploração espacial

Engenheiros no Japão criaram um traje robótico de 3,5 toneladas que lembra um personagem de uma série de animação extremamente popular, que esperam usar na exploração espacial e em situações de emergência.

A start-up Tsubame Industries, com sede em Tóquio, desenvolveu o robô Archax de quatro rodas e 4,5 metros de altura (14,8 pés) que se parece com “Mobile Suit Gundam” do programa japonês de mesmo nome dos anos 1970.

Nomeado em homenagem ao dinossauro arqueoptérix aviário, o robô possui monitores de cabine que recebem imagens de câmeras conectadas ao exterior para que o piloto possa manobrar os braços e as mãos com joysticks de dentro de seu torso.

O robô, que será apresentado no Japan Mobility Show no final deste mês, tem dois modos: o ‘modo robô’ vertical e um ‘modo veículo’ no qual pode viajar até 10 km (6 milhas) por hora.

Yoshida planeja construir e vender cinco das máquinas para os fãs de robôs endinheirados, mas espera que um dia o robô possa ser usado para assistência em desastres ou na indústria espacial.A Tsubame Industries é uma das várias startups que trabalham com exoesqueletos robóticos, com aplicações que vão desde auxiliar entregadores com cargas pesadas até trajes militares de “super soldados”.

Artigo por

edson.mandlate

Novembro 2, 2023

Artigos relacionados

Sistema de realidade virtual leva a urgência climática para casa

Maputo recebe conferência sobre Dados e IA “Data Wave 2024” 

TikTok lança conselho consultivo de segurança pioneiro para a África Subsaariana

2025 proclamado ano internacional da ciência e tecnologia quântica

Maioria dos serviços de assinatura manipulam clientes com “padrões obscuros”

Tecnologia de realidade aumentada para pessoas com deficiência visual

Jovens engenheiras da Tunísia inventam cadeira de rodas inteligente

Lançada iniciativa para limitar detritos espaciais na órbita terrestre