Protótipo de cidade ``inteligente`` e alimentada a hidrogénio vai ser construída no Japão
A empresa nipónica Toyota anunciou ir construír um protótipo da “cidade do futuro” junto ao Monte Fuji no Japão.
Designada “Woven City”, a cidade pretende ser um modelo em termos ambientais (com zero emissões de CO2) e, por isso, será inteiramente alimentada a hidrogénio. Mas será também um projecto de “cidade inteligente” pois toda a infra-estrutura será desenhada na perspectiva de demonstrar as capacidades das tecnologias associadas à chamada 4ª Revolução Industrial (Inteligência Artificial, Robótica, 5G, etc.).
A cidade deverá começar a ser construída já no próximo ano. Para o arquitecto responsável, o dinamarquês Bjarke Ingels, esta será uma cidade “interligada, autónoma, livre de emissões e onde as soluções de mobilidade partilhada vão originar um mundo de oportunidades para novas formas de vida urbana”.
Por seu turno, para Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation, “construir uma cidade completa, de raíz, mesmo em pequena escala como esta, é uma oportunidade única para desenvolver tecnologias futuras, incluindo um sistema operacional digital para a infra-estrutura da cidade. Com pessoas, prédios e veículos conectados que comunicam através da troca de dados e sensores, poderemos testar a tecnologia da Inteligência Artificial, tanto no mundo virtual, como no físico, maximizando o seu potencial.”