Criada por André Bergs, “Protanopia” é uma banda desenhada concebida para ser exclusivamente consumida em suporte digital (iPad e iPhone).
Trata-se, essencialmente, de um exercício exploratório através do qual André Bergs procura testar as possibilidades técnicas que o meio digital oferece para desenvolver uma narrativa diferente a partir do formato tradicional da Banda Desenhada.
A história passa-se durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha um grupo de soldados que vai desembarcar na costa da Normandia (França) no fatídico dia 6 de junho de 1944, conhecido como “Dia D”.
O que faz a diferença nesta banda desenhada é que ela une diferentes técnicas, da ilustração tradicional à modelagem 3D e animação, com as tecnologias do tablet, como o giroscópio, o que permite ao leitor mudar o ângulo de visão dentro dos quadradinhos, dando assim uma sensação de profundidade aos desenhos.
Apesar de se tratar apenas de uma “experiência”, “Protanopia” é um dos poucos exemplos existentes de uma tentativa interessante de desenvolver um conceito de banda desenhada para o meio digital (download gratuito aqui).