Proletários digitais: ``The Cleaners`` e os documentários que estão a expôr a uberização da economia
Um dos efeitos colaterais da pandemia e da subsequente crise económica tem sido o de trazer para o primeiro plano da actualidade muitas situações cuja dimensão social permanecia na sombra ou era apenas marginalmente abordada pelos meios de comunicação.
Em especial, muitos aspectos relacionados com as condições de trabalho criadas pela chamada “gig economy” ou a situação dos “trabalhadores digitais” ligados à “economia das plataformas” mantiveram-se ocultas sob o manto de uma retórica “empreendedorística” que procurou ofuscar a verdadeira natureza das condições de trabalho do novo capitalismo digital.
Alguns documentários televisivos têm vindo, no entanto, impulsionados pela pandemia, a chamar a atenção para a situação deste novo “proletariado digital”.
Damos aqui destaque 4 desses documentários:
- The Cleaners – Lançado em 2018, este documentário, que recebeu vários prémios em festivais internacionais, mostra o trabalho dos “moderadores de conteúdos” de plataformas como o Facebook ou o Google e que têm por função “limpar” conteúdos “impróprios”. O filme foca-se, em particular, nos trabalhadores contratados em países como as Filipinas e que chegam a ter de analisar 1500 videos e fotografias por dia. O documentário é uma coprodução Alemanha-Brasil e inclui entrevistas com ex -funcionários do Google e do Facebook e investigadores como Sarah Roberts que analisa as relações entre o trabalho de “moderação de conteúdos” nas redes sociais e as suas interfaces com as dimensões políticas relacionadas com o posicionamento destas empresas tecnológicas.
- Invisibles – uma série documental francesa, em quatro episódios, produzida pela France TV, sobre os trabalhadores das plataformas, com coordenação de Antonio Casilli, professor da Escola Superior de Telecomunicações e autor do livro “En Attendant Les Robots: enquete sur le travail du clic”
- Il Mio Capo è un Algoritmo – documentário da televisão italiana RAI a partir de uma conversa com o realizador Ken Loach cujo última longa-metragem – Sorry We Missed You – aborda a questão da “uberização” da economia e da vida
- How to Fix the Gig Economy – um trabalho de investigação do programa BBC Newsnight sobre o trabalho em plataformas digitais que vem na sequência de um anterior documentário: “The Perils of the Gig Economy”