Projecto na Indonésia permite pagar bilhete de autocarro com garrafas de plástico
A cidade de Surabaya, na Indonésia, lançou este ano uma iniciativa que permite aos seus cidadãos pagar os bilhetes de autocarro com garrafas ou copos de plástico. Cinco garrafas ou dez copos de plástico dão direito a um passe de transporte com a duração de 2 horas.
De acordo com os dados mais recentes, em média, cada autocarro consegue recolher, por dia, cerca de 250 kg de plástico. Esta iniciativa enquadra-se num programa mais vasto que tem por objectivo reduzir o consumo de plástico naquele país, o segundo maior responsável mundial pela poluição dos oceanos com matérias plásticas.
Esta iniciativa corresponde ainda à aplicação de um modelo que tem vindo a ser testado em muitos pontos do globo. Dado que os impactos ecológicos das escolhas dos consumidores não lhes são, em muitos casos, imediatamente perceptíveis, as campanhas em prol da defesa do ambiente têm tido dificuldade em fazer passar a sua mensagem. Mas sempre que o consumidor é, de algum modo, recompensado, a sua adesão torna-se mais rápida. E é isso que explica, por exemplo, a adesão da população de Surabaya a este projecto.