Projecto Loon: Google faz teste comercial com balões que levam internet a áreas remotas do Quénia
O projecto Loon foi lançado pela Google em 2011 tendo em mente criar condições de conectividade à internet em áreas do mundo de difícil acesso e onde a construção das habituais infra-estruturas de comunicação não são viáveis.
A ideia que presidiu ao projecto – e que tem estado em estudo ao longo dos últimos anos – foi a de levar a internet a estas zonas através de uma rede de balões posicionados a cerca de 20 km de altitude.
Depois de inúmeros testes – e de intervenções experimentais no Perú e em Porto Rico quando a infra-estrutura de comunicações destes países ficou inoperacional devido a desastres naturais – a Google anunciou agora ir iniciar os primeiros testes comerciais destes balões no Quénia em parceria com a operadora Telkom Kenya.
De acordo com a Google, o teste irá envolver uma rede de balões colocados a 18 km de altitude com capacidade para levar o serviço 4G a utilizadores de uma zona montanhosa no Quénia. Cada balão consegue fornecer cobertura de internet a uma área de cerca de 3.200 km quadrados durante um período de vários meses.
Várias operadores de telecomunicações, como a Telkom Indonesia e a Vodafone New Zealand, já mostraram interesse no projecto mas aguardam por uma demonstração clara e inequivoca da fiabilidade e segurança do sistema.
Com efeito, alguns analistas têm-se mostrado cépticos pois temem que se o sistema de balões fôr atingido por ventos fortes pode deslocar-se e perder o elo de conectividade. Por outro lado, dado que os balões dependem da energia solar poderão ficar vulneráveis em zonas onde há menos exposição à energia solar.